O que representa o adiamento de Watch Dogs?

watchdogs

por @rodrigocunha

Assim como eu, você também deve estar mega curioso pra experimentar Watch Dogs. Afinal, o que foi aquele primeiro vídeo apresentado no ano passado, com a primeira gameplay? Quem assistiu, se não gritou, pensou:

“Isso é next-gen porra! GTA que se cuide”.

Pois bem, meses se passaram e novos vídeos foram surgindo. Aos poucos, parece que o game foi perdendo um pouco daquele impacto que causou quando visto pela primeira vez. Mas por que? Houve alguma espécie de downgrade? Aquele primeiro vídeo era apenas uma versão mostrada pra exibir o poder da engine da UBISoft? Foi feito só pra aumentar o valor da empresa?

Pois bem. Antes de continuar esse texto, não vai ter jeito mesmo, temos que falar de GTA V. A Rockstar nos deixou “na seca”, sem mostrar quase nada de GTA V até pouquíssimos meses antes do lançamento. Mas por que? Bem, sempre fui da opinião de que quando é mostrado a exaustão e leva muito tempo pra ser lançado, acaba perdendo apelo (alguém lembra dos zilhões de vídeos de Resident Evil 6 que a Capcom disponibilizou antes do lançamento?).

Ficar mostrando e falando, mostrando e falando, mostrando e falando, sem deixar que as pessoas experimentem o produto, gera uma expectativa além da conta. Se o produto não for, no mínimo, incrível, as vendas também não serão. A Rockstar, sabiamente, consegui manter videos de gameplay de GTA V guardados a sete chaves, nos consolando apenas com fotos que eram lançadas de duas em duas semanas quando o lançamento se aproximou. O público seguiu elevando as expectativas, não inteiramente por conta das imagens divulgadas, mas por ser um game da Rockstar.

Quando o game saiu todos se surpreenderam. Mas por que? A Rockstar simplesmente entregou um game de mundo aberto com detalhes nunca antes vistos em um console. Uma Los Santos que faz com que você queira viajar até ela. Uma história dinâmica, divertida e muito bem escrita. Um game, antes de tudo, divertido demais, ao mesmo tempo que ambicioso em termos de desenvolvimento: como criar algo incrível para consoles que utilizam tecnologia de hardware datada de 2005? Bem, muito dinheiro (foram quase 300 milhões de dólares), excelentes profissionais, controle de qualidade apurado e tempo, muito tempo para polir o produto antes de colocá-lo nas prateleiras.

O vídeo impressionante de WATCH DOGS, divulgado na E3 de 2012

Mas voltemos a falar de Watch Dogs. Há pouco tempo a UBISoft divulgou as especificações ideais pra jogar o game no PC e também afirmou algumas vantagens da versão Wii U, afirmando que a mesma ficaria entre a geração atual e a próxima em termos de desempenho. O lançamento estava agendado para 22 de Novembro, em todas as plataformas. Mas o que aconteceu para que a UBI resolvesse adiar o lançamento do produto aos 45 do 2º tempo?

O FENÔMENO GTA V

Pouco tempo depois do lançamento de GTA V, a imprensa começou a questionar a UBI sobre o impacto que o game da Rockstar teria sobre Watch Dogs e comparações inevitavelmente começaram a surgir. A UBI enfatizou que o foco de  Watch Dogs não estava no tamanho do mundo aberto, mas na densidade dele. Ambos os games possuem propostas completamente diferentes e isso fica bastante claro quando você para para assistir a videos de gameplay do game da UBI.

Quando GTA V foi lançado, muita gente incluindo aí a imprensa especializada, classificou o game como a melhor coisa que aconteceu na atual geração. Muitos chegaram a falar que se tratava da melhor coisa já feita até então em termos de videogame. Gamers do mundo inteiro viravam noites apreciando o produto da Rockstar, postando conteúdo nas redes sociais a torto e a rodo. O Instagram pipocava imagens de gameplay a todo minuto, sem falar no Facebook, com gente postando foto do produto ainda lacrado. Nem vou entrar aqui em detalhes de números de venda, muito menos nos méritos que o fizeram entrar no Guiness 🙂

E esse tour aéreo por Los Santos? Perceba o nível de detalhamento da cidade. Como não querer morar lá? 🙂

Quando assistimos Watch Dogs pela primeira vez, GTA V ainda estava no papel e GTA IV já era um game saturado. Além do mais, o GTA anterior era cinzento, focado na difícil vida levada pelo personagem principal. Não era um game exatamente divertido e detalhado como o seu sucessor, apesar de mega produzido.

Sim, GTA V também passou por um adiamento, exatamente pelo mesmo motivo divulgado pela UBI. Mas, na ocasião não havia como desconfiar do motivo do adiamento. Só poderia ser para polimento e otimização de código, tendo em vista que o adiamento, de uma certa maneira, poderia até jogar contra a Rockstar por conta da aproximação do fim do ciclo dos atuais consoles.

WATCH DOGS ESTÁ A ALTURA DE GTA V?

Mas o adiamento de Watch Dogs levanta uma suspeita. O game é sim, belíssimo, com uma produção impecável. Mas será ele divertido e tão denso assim? Em outras palavras, será ele páreo para GTA V? Será Watch Dogs um game realmente “next-gen” (afinal, sabe-se que o game não está otimizado pra rodar em 60 FPS, o que tem deixado muita gente descontente)? E se, por esses motivos, a build de Watch Dogs a ser colocada nas prateleiras no próximo dia 22, estivesse condenada a amargar em vendas por conta desses motivos?

É muito provável que, em uma sala fechada com executivos e acionistas, tenha rolado um papo assim:

“Todos aqui jogaram GTA V. É um puta produto, um fenômeno sem igual. Pra completar, os problemas da parte online estão começando a se resolver. Muita gente vai seguir jogando. Os reviews vão comparar, sem dó, o nosso produto com o da Rockstar. Não que o nosso produto seja ruim. Sabemos que ele não é. O problema é que o que estamos prestes a lançar não está no nível deles. E durante esse ano falamos para o mundo que Watch Dogs será uma experiência next-gen. E se as pessoas e a crítica em geral falar que o nosso “next-gen” não está aos pés do maior lançamento “current-gen”? Reviews negativos impactam diretamente nas vendas, principalmente quando vem da porra do IGN. Talvez adiar o lançamento seja o melhor que temos a fazer, dedicando os próximos meses a elevar os padrões do nosso produto”.

Mas calma aí. E se a UBI esteja apenas querendo focar todos os esforços de marketing para esse fim de ano em Assassins Creed IV, fazendo um bom dinheiro com ele. Mas acredito pouco nessa possibilidade. Planos de marketing e estratégias de lançamento de produtos são definidas com muito tempo de antecedência.

Bem, a resposta só saberemos no primeiro trimestre de 2014, que é quando a UBIsoft deverá lançar o game para todas as plataformas. E para você? Qual foi o motivo do adiamento de Watch Dogs? Conta aí nos comentários!

Anúncios

Um pensamento sobre “O que representa o adiamento de Watch Dogs?

  1. Pingback: Ja é possível jogar PS4 em algumas lojas nos EUA! | MEIO GAMER

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s